Dentre as modalidades técnicas de conservação de material biológico podemos citar a taxidermização:
•Taxidermia Científica – técnica de montagem voltada para preparar animais que serão utilizados em catalogações de espécies e estudos científicos em universidades, museus e centro de excelência. Nesta modalidade o animal é disposto com os seus membros distendidos longitudinalmente, posicionando-se o crânio (já limpo) ao lado da peça. Depois de pronto, são mantidos em gavetas ou armários.
•Taxidermia Artística- técnica de montagem para preparar animais destinados aexposições em museus e eventos relacionados com Ciência e o Meio Ambiente. Nesta modalidade a peça é montada em posições que simulem o estado natural do animal (lembrando o movimento ou o repouso) e se possível, inserida dentro de um cenário que reproduza o seu bioma (Diorama).
•Osteotécnica–Montagem de estrutura esquelética utilizada ou não quando o estado de conservação do animal não possibilita a montagem científica ou artística, bem como quando se pretende realizar o estudo ósseo anatômico de um determinadogrupo podendo – se recorrer à esta técnica.
•Diafanização -técnica utilizada no preparo de pequenos vertebrados em que a derme é tratada com produtos químicos que permitem sua transparência, tornando-a perceptível com o auxílio de pigmentos que facilitam a visualização das estruturas ósseas, cartilaginosas e viscerais.
http://www.zoo.df.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20&Itemid=60
Mini curso de taxidermia realizado no IFTM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário